terça-feira, 4 de outubro de 2011

Briófitas

São plantas pequenas, geralmente de pequena altura também, que vivem em locais úmidos,e sombreados.


Suas estruturas são chamadas de Filóides, Caulóides e Rizóides, por não tem a mesma ordem de raízes, caules e folhas das outras plantas. Faltando-lhe por exemplo, vasos condutores de nutrientes, água por exemplo, caules e folhas não são verdadeiras. 
Seu principal representante são os mugos, e as hepáticas, as hepáticas, crescem deitadas no solo, algumas hepáticas vivem em água doce, mas não se conhece nenhuma espécie marinha.


Pteridófitas 


As Pteridófitas, possuem raiz, caule e folha.O caule das atuais pteridófitas, é em geral subterrâneo, mais há algumas Pteridófitas, como o xaxim, que o caule é aéreo.
A maioria as Pteridófitas, é terrestre e vivem em locais úmidos e sombreados.

A samambaia, é uma planta assexuada, produtora de esporos, e por esse motivo ela apresenta a fase chamada de esporófito. Em certas épocas na superfície inferior das folhas, formam-se pontinhos escuros, chamados de soros.


O surgimento de soros indica que as samambaias estão em época de reprodução, em cada soros são produzidos inúmeros esporos.



Gimnospermas 


As Gimnospermas, possuem raízes,Caule e folhas. Possuem também, ramos reprodutivos com folhas modificadas, chamadas de estróbilos.

Como exemplo, irei colocar o pinheiro do paraná, onde essa planta tem o sexo separado, ou seja, não é hermafrodita. O estróbilo masculino, produz pequenos grãos de polem, no estróbilo feminino produz estruturas dominadas óvulos. Quando o estróbilo masculino se abre e libera os grãos de polem, o vento bate e pode levar até o estróbilo feminino, e assim é basicamente a reprodução das Gimnospermas.


Angiospermas

 


- Cálice : Peças florais mais parecidas com folhas, sua função é a de proteger a flor, quando ainda está em botão.
- Corola: Peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com grandes produtoras de néctar em sua base.
- Estames : Parte masculina da flor, é o conjunto de estames. 
- Gineceu: Parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos.

Dois grandes grupos das angiospermas são, as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. 


ou seja, as sementes são separadas quando são cotiledôneas, e quando é monocotiledônea, é junto.

Para explicar melhor, a reprodução das angiospermas, coloquei esse vídeo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário